A MOBILIDADE CULTURAL E SEUS PROCESSOS DE SIMBOLIZAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO PRESENTES NOS ESPAÇOS DE CIBERCULTURA

Elisa Riffel Pacheco

Resumo


Resumo

O presente artigo abarca estudos que têm a finalidade de analisar os deslocamentos, os movimentos, a mobilidade cultural que se potencializa nos espaços de cibercultura. Para isso, abrange como foco os processos de simbolização e subjetivação que se configuram através das redes sociais. Pensa-se que o acesso a essas novas tecnologias permite uma movimentação cultural muito extensa e múltipla, que porventura está associada às práticas sociais do mundo contemporâneo. Frente a essas tendências virtuais e tecnológicas se constituem diferentes discursos e narrativas que condicionam concepções de aprendizagem, sujeito e infância. Cada vez mais, os jovens estão desenvolvendo habilidades e aprendizagens que ultrapassam a didática escolar. Eles estão se habituando a uma cultura tecnopopular, que os mantém conectados a uma pluralidade de atividades. Estão interessados nas utilidades, nos entusiasmos, nas visualizações que a mídia digital proporciona. A moda está em exibir-se, na publicidade de si mesmo, pois a vida guardada em segredo não garante a qualificação do status social. Nesse sentido, o sujeito vive e sobrevive da criação de personagens, nas estratégias de exibição e de visualidade. E qual o lugar da escola, da educação, neste contexto de subjetividade cibercultural? Será que a escola consegue atender, direcionar e aprender com a cultura popular infantil? Na expectativa de argumentar tais pressupostos, busca-se pensar o funcionamento das redes sociais, que esboçam os fluxos e interlocuções que organizam a vida contemporânea.

 Palavras-chave: Mobilidade cultural. Cibercultura. Escola. Sujeito. Infância.


Texto completo:

PDF


Ciências & Letras está indexada em:

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – INEP – Brasília (<http://www.inep.gov.br>)

CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (<http://ccn.ibict.br/busca.jsf>)

ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (<http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php>)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa – CEUTES/UNAM, México (<http://iresie.unam.mx> e <http://www.iisue.unam.mx/iresie>)

Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras (<http://www.sumarios.org/>)

 

ISSN 0102-4868 - Versão impressa

ISSN 1808-043X- Versão eletrônica

 

Ciências & Letras

Revista da Faculdade Porto-Alegrense

Av. Manoel Elias, 2001 – Prédio 3 – Morro Santana

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – CEP: 91240-261

E-mail: cienciaseletras@fapa.com.br