A leitura na formação continuada de professores Gestar II : uma abordagem dialógica?

Gláucia Rejane da Costa

Resumo


 

No presente texto, discutimos o ensino de Língua Portuguesa, considerando os esforços favoráveis e aqueles contrários às mudanças no ensino de língua materna, em uma perspectiva dialógica. Para esse fim, apoiamo-nos em alguns pressupostos da teoria da enunciação de Bakhtin (1999) e nas políticas de fechamento, segundo Mendonça (2006). Com o intuito de verificar as possíveis contribuições do Gestar II, programa federal de formação de professores para a renovação do ensino de língua materna, promovido pelo Ministério da Educação, vivenciado na cidade de Juazeiro/Bahia, procedemos à análise de uma atividade de leitura e produção proposta no seu Caderno de teoria e prática (TP6). A análise do corpus apoia-se no dialogismo bakhtiniano e nas noções de gênero textual e suporte segundo Marcuschi (2010). Elegemos como categorias o sentido, o enunciado e os gêneros discursivos. Verificamos que, em uma das atividades propostas por esse material, as duas primeiras questões abordavam o texto como sendo explícito e o sentido como algo dado, deixando de reportá-lo à exterioridade, negligenciando a sua situação sócio-histórica e ideológica. As duas últimas revelavam, de forma mais explícita que as demais, o uso do texto como recurso para aplicação do conteúdo em estudo. Concluímos, portanto, que prevalecem, ainda, nas atividades de leitura, a valorização excessiva dos aspectos formais e estruturais do texto, em detrimento de seus aspectos discursivos, da sua relação com a exterioridade. Desse modo, negligencia-se o exercício da construção de sentidos, ao mesmo tempo em que se favorece o silenciamento das múltiplas possibilidades de sua ocorrência.

Palavras-chave: Ensino. Leitura. Gestar II. Sentido. Interação.


Texto completo:

PDF


Ciências & Letras está indexada em:

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – INEP – Brasília (<http://www.inep.gov.br>)

CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (<http://ccn.ibict.br/busca.jsf>)

ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (<http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php>)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa – CEUTES/UNAM, México (<http://iresie.unam.mx> e <http://www.iisue.unam.mx/iresie>)

Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras (<http://www.sumarios.org/>)

 

ISSN 0102-4868 - Versão impressa

ISSN 1808-043X- Versão eletrônica

 

Ciências & Letras

Revista da Faculdade Porto-Alegrense

Av. Manoel Elias, 2001 – Prédio 3 – Morro Santana

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – CEP: 91240-261

E-mail: cienciaseletras@fapa.com.br