A NOÇÃO DE LITERARIEDADE NO LIVRO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DA CONCEPÇÃO DE ENUNCIADO CONCRETO DE BAKHTIN E VOLOSHINOV

Michele Siqueira

Resumo


Resumo
Os estudos de teoria da literatura mostram que as dissenções sobre o conceito de literatura e suas funções são muitas. Dessa forma, procuramos, neste trabalho, tentar demonstrar as contribuições que o conceito de enunciado concreto desenvolvido por Bakhtin e Voloshinov (1976 [1926]) no texto Discurso na vida e discurso na arte trazem para tal reflexão e para as concepções de literatura transpostas em uma coleção de livros didáticos de língua e literatura  destinada ao ensino médio. Procuramos também reiterar e demonstrar por que a ideia de uma abordagem sociológica imanente do texto literário nos parece produtiva.


Palavras-chave: Literariedade. Livro didático. Enunciado concreto. Escolarização.


Texto completo:

PDF


Ciências & Letras está indexada em:

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – INEP – Brasília (<http://www.inep.gov.br>)

CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (<http://ccn.ibict.br/busca.jsf>)

ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (<http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php>)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa – CEUTES/UNAM, México (<http://iresie.unam.mx> e <http://www.iisue.unam.mx/iresie>)

Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras (<http://www.sumarios.org/>)

 

ISSN 0102-4868 - Versão impressa

ISSN 1808-043X- Versão eletrônica

 

Ciências & Letras

Revista da Faculdade Porto-Alegrense

Av. Manoel Elias, 2001 – Prédio 3 – Morro Santana

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – CEP: 91240-261

E-mail: cienciaseletras@fapa.com.br