PONTUAÇÃO E TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO: COMPARANDO O USO DE PARÊNTESES E DE TRAVESSÕES DUPLOS EM DOIS JORNAIS DE UMA MESMA EMPRESSA DE COMUNICAÇÃO DE PORTO ALEGRE/RS

Maria Luci de Mesquita Prestes

Resumo


Segundo Chacon (1998), a pontuação atua em várias dimensões da linguagem, mas o autor ressalta a fônica, a sintática, a textual e a enunciativa. Direcionamos, neste trabalho, nosso foco para a dimensão enunciativa, em que os sinais de pontuação são vistos como marcas enunciativas do processo de escrita e da atividade do escritor de organizar seu texto e, ao mesmo tempo, mostrar-se como sujeito desse processo de escrita. Tratamos aqui, mais especificamente, do uso de dois sinais: os parênteses e os travessões duplos, os quais estão entre aqueles denominados por Catach (1980) como “signos de enunciação”. Para este trabalho, damos continuidade à análise de textos de dois jornais de uma mesma empresa jornalística de Porto Alegre/RS: Zero Hora e Diário Gaúcho, sendo este segundo um jornal de apelo mais popular. Em nossas análises, procuramos observar como se comporta o emprego de parênteses e de travessões em tais textos. O que já havíamos constatado e que buscamos retomar para verificar se existiria uma continuidade é que predominava o emprego de travessões no jornal Zero Hora e de parênteses no Diário Gaúcho. Atribuíamos esse emprego ao fato de os travessões parecerem ser sinais carregados de maior “erudição”. O que pudemos agora constatar é que, atualmente, não há tanta diferenciação no emprego desses sinais, havendo um certo equilíbrio no seu emprego em ambos veículos de comunicação. Contudo, ainda se percebe alguma predominância de certas explicações − especialmente de termos não tão usuais − no DG − e neste, mais reiteradadamente, em itálico −, o que ainda é possível relacionar a certos diferenciais entre os públicos a que se destinam esses periódicos.

Palavras-chave: Parênteses. Travessões. Teorias do Texto e do Discurso. Enunciação. Bakhtin.


Texto completo:

PDF


Ciências & Letras está indexada em:

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – INEP – Brasília (<http://www.inep.gov.br>)

CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (<http://ccn.ibict.br/busca.jsf>)

ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (<http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php>)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa – CEUTES/UNAM, México (<http://iresie.unam.mx> e <http://www.iisue.unam.mx/iresie>)

Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras (<http://www.sumarios.org/>)

 

ISSN 0102-4868 - Versão impressa

ISSN 1808-043X- Versão eletrônica

 

Ciências & Letras

Revista da Faculdade Porto-Alegrense

Av. Manoel Elias, 2001 – Prédio 3 – Morro Santana

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – CEP: 91240-261

E-mail: cienciaseletras@fapa.com.br