A IDENTIDADE NACIONAL REVISITADA: REFLEXÕES SOBRE A HISTORIOGRAFI A DA EDUCAÇÃO RECENTE

Ana Inez Klein

Resumo


Resumo

O objetivo central desta análise é destacar as contribuições de uma História de cunho mais cultural ao estudo da Identidade Nacional na História da Educação. Situando o seu ponto de partida na análise da produção do conhecimento histórico na contemporaneidade, o estudo aponta três características centrais na produção sobre o tema do Ensino e a Identidade Nacional: a articulação dos temas com o conceito de Modernidade, o deslocamento da análise do poder do Estado para os aspectos micro físicos do poder e a ênfase na Identidade como representação.

 Palavras-chave: Cultura. Identidade Nacional. Poder. Modernidade. Representação.


Texto completo:

PDF


Ciências & Letras está indexada em:

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – INEP – Brasília (<http://www.inep.gov.br>)

CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (<http://ccn.ibict.br/busca.jsf>)

ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos (<http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php>)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa – CEUTES/UNAM, México (<http://iresie.unam.mx> e <http://www.iisue.unam.mx/iresie>)

Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras (<http://www.sumarios.org/>)

 

ISSN 0102-4868 - Versão impressa

ISSN 1808-043X- Versão eletrônica

 

Ciências & Letras

Revista da Faculdade Porto-Alegrense

Av. Manoel Elias, 2001 – Prédio 3 – Morro Santana

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – CEP: 91240-261

E-mail: cienciaseletras@fapa.com.br